O Instituto Federal do Paraná conta com atualmente 32 unidades em funcionamento e integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com instituições que têm o compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de excelência a jovens e trabalhadores, do campo e da cidade, promovendo uma educação cidadã e comprometida com o desenvolvimento social, científico e tecnológico.
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que é coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), monitora, a cada três anos, os conhecimentos e habilidades de estudantes, na faixa etária dos 15 anos, de 78 países, e considera os saberes das Ciências, Leitura e Matemática. Segundo os números da avaliação, os estudantes do Brasil continuam estagnados. Entretanto, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica obteve resultado expressivo na avaliação.
Os estudantes da Rede Federal superaram a média dos alunos no Brasil nas três áreas avaliadas. Se a Rede Federal fosse um país estaria na 17ª colocação (com 503 pontos) no quesito Leitura, empatada com a Austrália e à frente de Dinamarca, Alemanha e Noruega. E em Ciências, a Rede Federal tem 491 pontos, o que lhe daria a 28ª posição, à frente da Noruega, Espanha e Rússia. Já, em matemática (469 pontos), as federais têm rendimentos superiores à média nacional (384), e figurariam na 41ª colocação, dos 78 países pesquisados.