Na última quinta-feira (16), durante a reunião da Mesa de Negociação Permanente, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) se comprometeu a buscar recursos para oferecer uma proposta de reajuste salarial aos servidores federais em 2024.
Além disso, representantes do ministério revelaram que foram aprovadas alterações na Instrução Normativa 54/2021, editada durante a pandemia, que trata da identificação de servidores em greve e do corte de ponto de quem paralisa as atividades.
Esse cenário de respostas do ministério é fruto da pressão crescente do funcionalismo público por uma sinalização positiva para o próximo ano. As categorias dos docentes e técnico-administrativos em educação estão com defasagens salariais da ordem de 30%, sem contar auxílios alimentação, creche e saúde que merecem equiparação com servidores dos demais poderes da União.
A oferta de reajuste salarial para 2024 deve ser apresentada pelo Governo na próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente , marcada para o próximo dia 15 de dezembro.