diretoriaestadual@sindiedutec.org.br
(41) 3046-0551

Institucional

Sobre o Sindicato


O SINDIEDUTEC existe desde 2009. Antes como Associação dos Servidores do Instituto Federal do Paraná (ASSIFEPAR) e, um ano depois, estabeleceu-se como sindicato, para os fins de coordenação, defesa e representação legal das trabalhadoras e trabalhadores Instituto Federal do Paraná e Colégio Militar de Curitiba.

Nosso sindicato representa hoje as categorias das carreiras de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBBT) e Técnica Administrativa, que foram consolidadas em 2008 após aprovação da Medida Provisória 431, luta protagonizada pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação), na defesa das Escolas Técnicas que, em 2008, se transformavam em Institutos Federais.

Desde que chegou à Federação, o SINDIEDUTEC, esteve representado nas mesas de negociação, tendo sempre como pano de fundo a equiparação das carreiras de magistério EBBT com a de Magistério Superior, conquista consolidada em 2015.

A carreira TAE foi consolidada e referendada em 2005 com contribuição ativa da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), sob a qual o SINDIEDUTEC também é filiado. Desde nossa fundação, participamos ativamente de negociações coletivas que estabelecem condições de trabalho, seja na pressão aos parlamentares contra a PEC 32, seja lutando por melhorias na legislação trabalhista e políticas públicas, como aposentadorias, seguros desemprego e seguros de saúde.


Nossas Conquistas


Progressão acelerada de DI para DII - Para docentes com título de especialistas e de DI ou DII para DIII para quem possui mestrado ou doutorado. Conquista que permitiu, além de aumento salarial significativo, um grande avanço na carreira docente. Foi possível graças à capacidade de diálogo com a primeira gestão do IFPR.

30 horas para TAEs – Umas das primeiras pautas defendidas pelo sindicato, foi implantada através da Portaria 43/2014, garantindo as 30 horas para trabalhadoras e trabalhadores lotados nos "setores de atendimento ao público", como bibliotecas, secretarias acadêmicas e protocolo. Esta pauta de luta continua até a conquista das 30 horas para todas e todos os trabalhadores técnicos administrativos.

Revogação do ponto para professores -Avanço também possível através do diálogo com a reitoria sob intervenção. A nova redação da Portaria 43 de 09 de dezembro de 2013 diz que "os docentes deverão ter, a partir de 1º de fevereiro de 2014, o controle de frequência substituído por apresentação de plano de trabalho no início de cada semestre e de relatório de atividades ao final de cada semestre".

Progressão automática para professoras, professores e técnicos administrativos durante o período de estágio probatório.

Formação continuada(stricto e lato sensu) - Uma das principais pautas iniciais do SINDIEDUTEC. Houve avanços nas políticas de liberação para mestrados e doutorados, porém, ainda há barreiras a se vencer no que se refere às condições para liberação das servidoras e servidores técnicos administrativos.

Pagamento de auxílio transporte para todas as servidoras e servidores do IFPR, independente de filiação ao SINDIEDUTEC e da distância entre a residência e o campus de trabalho.

Democratização da Instituição - Após esgotadas todas as tentativas de negociação com a reitoria, o SINDIEDUTEC conseguiu na justiça federal a realização de eleições para reitor e diretores de campi no IFPR ainda em 2014 (a gestão que terminou o mandato em maio de 2014 recusava-se a convocar eleições com base em equívoco no processo de nomeação do reitor pro tempore, conforme reconhecido pela determinação judicial).

Revogação da Portaria 505/2012 que criava uma série de dificuldade para mudança de regime de trabalho, consolidada pela Portaria 754 de 13 de novembro de 2013.

Pagamento Retroativo do RSC para todas e todos os docentes EBTT do IFPR e CMC que tenham obtido o direito ao pagamento de RSC pela via administrativa, mas que ainda não tenham recebido, ou que tenham recebido em atraso sem atualização monetária e incidência de juros.